sexta-feira, 23 de abril de 2010

Suporte Básico de Vida


Nós tivemos formação em Suporte Básico de Vida durante duas tardes nas quais aprendemos a reanimar uma pessoa, tanto em paragem respiratória (quando a vítima não ventila mas tem pulso) como em paragem cardio-respiratória ou PCR (quando o coração deixa de bater e por consequência, a vítima não tem pulso nem respira).
Deixamos aqui um resumo do que é, teoricamente, o mais importante sobre este tema. Mais tarde deixaremos como actuar numa situação de emergência médica.

Mas afinal que é o SBV?
É um conjunto de procedimentos e atitudes que permitem reconhecer as situações em que há perigo de vida eminente, pedir ajuda quando justificado e iniciar de imediato as manobras básicas.

Quais são os objectivos do SBV?
O suporte básico de vida tem como objectivo principal recuperar vítimas de paragem cardio-respiratória ou permitir que haja uma oxigenação das células e do coração até que chegue ajuda diferenciada.
Tenciona-se então que a pessoa vitimada tenha uma vida comparável à que tinha antes da paragem cardio-respiratória.
As manobras de Suporte Básico de Vida, por si só, não são suficientes para recuperar a maior parte das vítimas de PCR.

Cadeia de Sobrevivência:
Esta cadeia assenta sobretudo em 4 elos:

Primeiro Elo – Acesso Precoce ao Sistema:
Primeiro que tudo há que reconhecer a gravidade da situação, posteriormente liga-se para o 112 (número europeu de emergência).
Quem nos atente é um polícia que faz uma triagem, ou seja, encaminha a chamada para três entidades diferentes, sendo uma delas: o CODU. Isto depende claro do tipo de situação em que nos encontramos, se é uma intoxicação, uma rixa ou uma situação de emergência médica, entre outras.
Quando a chamada é dirigida ao CODU (centro de orientação de doentes urgentes) temos de informar quem nos atente sobre a nossa localização, o nosso número de telefone, nosso nome, comunicar a idade e o sexo da vítima, notificar o estado desta, etc…



 
Segundo Elo – Inicio precoce do Suporte Básico de Vida:
Estando o primeiro elo garantido podemos começar rapidamente com as manobras básicas no local.


Terceiro Elo – Desfibrilhação Precoce:
Desfibrilhar o ritmo cardíaco da pessoa (atenção que nem todos os ritmos são desfibrilháveis). O desfibrilhador só pode ser utilizado por um médico ou por ordem deste.


Quarto Elo – Suporte Avançado de Vida (SAV) precoce:
O SAV assenta em dois pontos importantes: o isolamento da via aérea e administração de fármacos. O SAV é somente realizado por médicos.

Sem comentários:

Enviar um comentário